Nossa História

Conheça um pouco mais sobre nossas origens

NOSSA HISTÓRIA

 

se inicia em meados do ano de 2004 através da iniciativa de representantes da Igreja Católica na cidade Jaraguá do Sul. O Padre José Irineu Victor, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, convocou uma reunião com representantes do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) objetivando a elaboração de um projeto social para atender de alguma forma as demandas apresentadas por moradores de rua que, no geral, tendiam ao uso de entorpecentes que permaneciam aos arredores da igreja.

Neste período, o Padre José Irineu foi à Corupá/SC visitar a Casa de Recuperação Caminho Certo, fundada pela família Moser, a qual atuava em modelo residencial e muito carente financeiramente para subsistir com o trabalho realizado. A igreja através do Padre José Irineu começou a participar mais das rotinas da casa e a buscar doações de alimentos e outros recursos para melhorar a prestação do serviço. Devido a má administração financeira e a falta de orientação e conhecimento dos vizinhos, haviam muitas reclamações do local. Desta forma, fez-se necessário o cessar das atividades da Casa de Recuperação Caminho Certo, mas se teve a certeza da necessidade de um local apropriado para acolher estas pessoas que procuravam por uma oportunidade para mudarem de vida.

Desta forma, Padre José Irineu elaborou uma rifa e foi em busca de recursos financeiros, principalmente aos empresários da região. Nesta oportunidade, envolveu o Sr. Paulo Ademir Floriani contando sobre as intenções da igreja neste projeto de construir uma casa de apoio para pessoas em vulnerabilidade social e dependentes químicos.

Sensibilizado com a proposta e identificando-se com o sofrimento através da história de vida de seu pai alcoólatra, o Sr. Paulo prontificou-se a ceder uma área localizada no bairro Nereu Ramos para a construção da sede da Casa de Apoio. A partir de então, iniciou-se uma grande movimentação com os voluntários geralmente ligados à Igreja Católica em busca de conhecimento da legislação, projetos, instituições de mesmo ramo. Uma reunião então foi convocada com órgãos da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul na área da Assistência Social, pessoas influentes da comunidade, membros da Igreja, entre outros, a fim de definir as diretrizes para a fundação e funcionamento da Casa de Apoio ainda em projeto. 

Se fizeram presentes cerca de 60 pessoas as quais receberam todas as informações reunidas para que fossem analisadas e novamente discutidas no prazo de uma semana com o engajamento dos interessados. Mas, na segunda reunião compareceram apenas quatro pessoas: Sr. Sérgio Luiz Pedrotti, Sr. Paulo Ademir Floriani, Sr. Miguel Francener e o Pe. José Irineu Victor. Nesse momento, essas quatro pessoas tornaram-se os “pilares” da Casa de Apoio.

Deu-se início aos esforços para a construção do espaço físico. O setor de obras da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul disponibilizou maquinário para a terraplanagem do terreno. A Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal estava sendo composta por voluntários convidados. As obras de construção também contavam com a mão de obra e doações de voluntários.

No dia 17 de abril de 2006, durante a reunião que antecedia a Missa de inauguração da Entidade, teve-se a notícia do falecimento do Padre Aloísio Boeing neste mesmo dia. Vários nomes já haviam sido cogitados para a instituição, mas foi nesta reunião, por unanimidade dos presentes, em uma singela homenagem ao falecido Pe. Aloísio, definiu-se o nome de Casa de Apoio Pe. Aloísio Boeing para a instituição.

Os moradores nos arredores não se mostravam muito receptivos à instituição, provavelmente por preconceito e falta de conhecimento sobre a doença. Muitos chegavam até o local da Casa de Apoio para observar, mas logo iam embora. De início, pela escolha do nome dado à instituição e pelo Padre Aloísio ter sido uma pessoa muito carismática e conhecido pelo seu trabalho na Igreja Católica, as pessoas de um modo geral acreditavam que se tratava de uma instituição fundada pelo próprio Padre Aloísio Boeing e sua congregação. Tal confusão, de certa forma, contribuiu para a aceitação das atividades da instituição na região.

No dia 01 de maio de 2006, a Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing foi inaugurada com a celebração da Missa e a presença de mais de 20 padres e a bênção para bons trabalhos serem realizados nesta obra. Foi um momento de muita oração e festividade. A construção na época contava com 12 vagas para acolhimento as quais já estavam completamente preenchidas, a grande maioria com pessoas que estavam em tratamento na recém fechada Casa de Recuperação Caminho Certo.

Aos poucos, a instituição se estabeleceu legalmente, com seu Estatuto Social próprio, constituição da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal, CNPJ, alvarás e todos os demais tramites necessários. Sua capacidade de acolhimento também foi ampliada para 24 acolhidos, assim como sua capacidade técnica, tendo seu primeiro funcionário contratado em julho/2007, a psicóloga Dayane Cristine Krüger.

A instituição manteve-se vinculada à Igreja Católica sendo sua vertente espiritual no Programa de Acolhimento. A dedicação dos envolvidos em capacitações e cursos para aprimorar o atendimento aos acolhidos era uma constante, principalmente os cursos ofertados pela Cruz Azul no Brasil. Também foram visitadas outras instituições do mesmo segmento objetivando a construção de um Programa de Acolhimento eficaz e que valorizasse o ser humano na sua singularidade. O cronograma de atividades já contava com um plano de trabalho junto aos acolhidos, com reuniões motivacionais, de prevenção a recaída, de autoconhecimento, assembleias, palestras com convidados, reunião com grupos de apoio como a Pastoral da Sobriedade, Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), desenvolvimento da espiritualidade com a Irmã Zenaide, entre outros.

Diante da necessidade de angariar recursos financeiros, o Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) da igreja católica organizou um grande evento, “Espeto corrido”, e toda a renda deste evento foi utilizada para abonar as dívidas ainda pendentes referentes a construção da sede. Desta forma, a instituição sempre pôde contar com uma grande equipe de voluntários e recorrer aos eventos promocionais e campanhas de doações para manter o serviço ativo.

 

ASSISTA NOSSA MISSA DE INAUGURAÇÃO

GRAVADA EM 01/05/2006 

 

 

Sobre Nós

O cuidado do ser humano fragilizado pelo flagelo das drogas exige dos seus cuidadores uma atenção multidisciplinar envolvendo cuidados com a saúde física, mental, espiritual e social.

Ler mais…

Contato

Endereço: Rua São Miguel, 30. Bairro Estrada Nova. Jaraguá do Sul/SC.
CEP: 89.254-305

Telefone: (47) 99138-5677

Horário de atendimento:
Quarta 07:30h às 11:30h e 13:00h às 16:00h