Programa terapêutico

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

A partir do momento em que o acolhido adere ao programa de acolhimento, inicia-se sua reinserção em um novo contexto social, ou seja, em uma micro sociedade assistida que rege a dinâmica de funcionamento no modelo de comunidade terapêutica, praticando a mudança de vida voltada para a sobriedade. Dessa forma, a convivência respeitosa e funcional entre os pares em ambiente de mútua ajuda, fortalece a expectativa da vida em sobriedade, facilitando a manutenção da abstinência pós-residência na instituição. O cronograma de atividades envolve o acolhido fazendo com que ele tenha a oportunidade de viver uma rotina comum, com hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis após seu desligamento.

 

Espiritualidade: oportuniza ao acolhido uma nova forma de ver a vida, condecorando valores morais e éticos em comunidade. A fé em um poder superior anima e impulsiona o acolhido a superar seus desafios de forma perseverante e confiante, como um guia para o bem viver.

Capacitação, de promoção da aprendizagem, de formação e as práticas inclusivas: objetivam a inserção e a reinserção social, o resgate ou a formação de novas habilidades e o aprendizado de novos conhecimentos, de modo a promover a autonomia e o desenvolvimento das habilidades sociais do acolhido.

Grupos de mútua ajuda:  Através do relato coletivo, informação e acompanhamento profissional, cada acolhido tem a oportunidade de aprender com as experiências expressas no grupo e também partilhar das suas próprias experiências. Dessa forma, as atividades propiciam o conhecimento coletivo e de mútua ajuda.

Atividades físicas, esporte, filmes terapêuticos, atividades culturais e de lazer: oportunizam aos acolhidos fontes variadas de expressão facilitando o processo terapêutico. Tais práticas estimulam o acolhido a ocupar o tempo livre com atividades que lhe proporcionem prazer, conhecimento e a saúde física e emocional.  Assim, após o período de permanência na instituição, a pessoa poderá dar continuidade a essas atividades ocupando-se com seu bem-estar de maneira saudável, ou seja, sem o consumo de substâncias como fonte de prazer.

As atividades de promoção do autocuidado e da sociabilidade: objetivam a prática de atos da vida cotidiana, tais como a higiene pessoal, arrumação e limpeza dos pertences e das acomodações em geral, jardinagem e horta, participação na elaboração de refeições, participação na organização e realização de eventos da entidade.

 Acompanhamento psicoterapêutico: A psicoterapia oportuniza ao acolhido o autoconhecimento e a análise da influência de fatores hereditários, ambientais e psicossociais na dinâmica do uso de substâncias.

 Acompanhamento sócio assistencial: O serviço social organiza junto com o acolhido suas pendências e necessidades, na maioria das vezes possíveis de serem encaminhadas durante o período de acolhimento. O principal objetivo é fortalecer sua autonomia, assumindo seu papel de cidadão ativo e pertencente à sociedade, tornando-o habilidoso para resolver suas pendências de forma contínua, principalmente após o período de acolhimento.

 

Processo de desligamento do Programa de Acolhimento

O programa de acolhimento preconiza o tempo de até doze meses de permanência, em ambiente residencial e de caráter transitório, na comunidade terapêutica para a graduação pela conclusão do tratamento. Nas discussões de casos são considerados aspectos importantes do processo terapêutico, principalmente no que se refere ao autocontrole em relação aos anseios ao vício, o desenvolvimento da auto expressão, fortalecimento da autoestima, a forma como soluciona intercorrências cotidianas, o convívio entre os pares, entre outros aspectos emocionais e comportamentais.

O acolhido também tem autonomia para decidir pela interrupção do acolhimento, sendo procedido pelo processo de Saída a pedido ou Abandono. O desligamento também poderá ser efetivado através da Saída administrativa nos casos de não adaptação do acolhido ao programa proposto ou outras intercorrências.

 

 

 

Sobre Nós

O cuidado do ser humano fragilizado pelo flagelo das drogas exige dos seus cuidadores uma atenção multidisciplinar envolvendo cuidados com a saúde física, mental, espiritual e social.

Ler mais…

Contato

Endereço: Rua São Miguel, 30. Bairro Estrada Nova. Jaraguá do Sul/SC.
CEP: 89.254-305

Telefone: (47) 99138-5677

Horário de atendimento:
Quarta 07:30h às 11:30h e 13:00h às 16:00h